Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Atividade 10


Usos Educativos de Internet
                   Dr. Jaime Sánchez I.
                  Internet é um dos componentes das tecnologias da Informação e comunicação que visa sua inclusão e está fortemente ligada às questões sociais e políticas. No entanto, a maneira como incorporar essas tecnologias será determinado por diversos fatores, as políticas de educação em geral, experiências incentivar novas formas de comunicação virtual. O professor e aluno podem se comunicar com os outros, na presença ou ausência, real ou virtual. Finalmente, a comunicação pode ser simultaneamente ou em momentos diferentes,de síncrona ou assíncrona. Grande parte das atividades são concebidas para começar
e envolvem o apoio interativo na internet. Ou seja, o aluno e o professor tem controle sobre diferentes ação e reação ou diálogo com a internet. Isto irá crescer e diversificar no tempo, mas é possível interagir com alguns jogos educacionais e outras experiências interativa virtual. Com a facilidade de usar, a Web permite que professores e alunos encontrem  varias informações, capacitando-os para navegar através do conhecimento. Há muitas vantagens de se trabalhar com a internet na educação e em nossa casa, será na medida em que os professores ao planejar as estratégias de ação relevante para o seu grupo de formandos, deve haver que ao esquecer que a internet é um meio e não um fim, portanto, os resultados dependem do trabalho pedagógico de cada professor. Facilita o aprender fazendo,a construir coisas e resolver problemas estimular o desenvolvimento e a utilização de competências de colaboração,e comunicação e interação e assim estimulando o desenvolvimento e a utilização de habilidades sociais e cognitivas estimular o trabalho global e interdisciplinar. Finalmente, a internet pode ser uma poderosa ferramenta educacional, se usarmos uma metodologia adequada, com objectivos claros.
A Internet passa a ser um novo desafio para o Ensino, em especial neste momento em que a informatização, a universalização do mercado e do conhecimento passa por profundas reformas e adaptações. Ainda mais, quando se necessita trabalhar não só o aluno, mais também o professor, que na sua grande maioria tem resistindo ao uso de novas tecnologias e novas mídias no processo ensino-aprendizagem. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A LDB nos dá aberturas para isso e tanto governantes quanto dirigentes de escolas públicas e privadas estão-se conscientizando, cada vez mais, de que a televisão e a informática nas escolas são importantes para que haja melhoria na qualidade do ensino e no desempenho dos alunos. O Sistema de Avaliação da Educação Básica-SAEB, do MEC, nas conclusões de uma pesquisa, realizada em novembro de 1995, para medir as habilidades dos alunos brasileiros, chegou à conclusão de que: "A existência de um bom laboratório de informática em uma escola é o indicador mais associado ao melhor desempenho dos alunos. Isso pode não indicar necessariamente que o computador em si melhora o desempenho, mas que a escola melhor aparelhada - e, portanto mais rica - tem melhor ensino a internet na educação dos nossos filhos: O avanço tecnológico cada vez mais veloz traz novos desafios à educação, principalmente para os pais. E como lidar com essas questões? Os pais estão preparados para este novo desafio? Como educar sob os novos parâmetros da educação? Enfim, acima de tudo os pais devem zelar pela educação, e proteção e segurança de seus filhos o que inclui a todo e qualquer tempo e lugar, ou seja, insere-se neste entendimento a internet, vez que se trata de um meio de comunicação e não de um novo espaço, ou outra vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário